o que é dependência de drogas
o que é dependência de drogas

O que é dependência de drogas?

5/5 - (5 votes)

O que é dependência de drogas?

o que é dependência de drogas
o que é dependência de drogas

O vício é uma doença que afeta seu cérebro e comportamento. Quando você é viciado em drogas, não consegue resistir ao desejo de usá-las, não importa quanto dano as drogas possam causar.

A toxicodependência ou dependência de drogas não é apenas sobre maconha, cocaína ou outras drogas ilegais. Você pode ficar viciado em álcool, nicotina, analgésicos, opiáceos e outras substâncias legais.

No início, você pode escolher tomar um remédio porque gosta do jeito que faz você se sentir. Você pode pensar que pode controlar quanto usa e com que frequência você o usa. Mas com o tempo, as drogas mudam como o cérebro trabalha. Essas mudanças físicas podem durar muito tempo. Elas fazem você perder o autocontrole e podem levar a comportamentos prejudiciais.

Vício vs. abuso

O abuso de drogas é quando você usa substâncias legais ou ilegais de maneiras que você não deveria. Você pode tomar mais do que a dose regular de comprimidos ou usar a prescrição de outra pessoa. Você pode abusar das drogas para se sentir bem, aliviar o estresse ou evitar a realidade. Mas normalmente, você pode mudar seus hábitos não saudáveis ​​ou parar de usar completamente.

O vício é quando você não consegue parar. Mesmo colocando sua saúde em perigo, quando causa problemas financeiros, emocionais e outros para você ou seus entes queridos. Esse desejo de obter e usar drogas é muito mais forte do que suas consequências devastadoras.

Efeito no seu cérebro

Seu cérebro está preparado para fazer você querer repetir experiências que fazem você se sentir bem. Então você está motivado para fazê-las de novo e de novo.

As drogas que podem ser viciantes e visam o sistema de recompensas do seu cérebro. Eles inundam seu cérebro com uma substância química chamada dopamina. Isso desencadeia uma sensação de prazer intenso. Então você continua tomando a droga para manter os níveis de dopamina no cérebro.

 

Com o tempo, seu cérebro se acostuma com a dopamina extra. Então você pode precisar usar mais da droga para obter o mesmo sentimento bom. E outras coisas que você apreciou, como comida e sair com a família, podem lhe dar menos prazer.

Quando você usa drogas por um longo tempo, pode causar alterações em outros sistemas químicos e circuitos cerebrais também. Eles podem ferir o seu:

  • Julgamento
  • Tomando uma decisão
  • Memória
  • Capacidade de aprender

Juntas, essas mudanças no cérebro podem levá-lo a buscar e usar drogas de maneiras que estão além do seu controle.

Contudo, o grupo possuem clínicas de reabilitação  para ajudar o dependente químico ou alcoólico.

Converse com um de nossos terapeutas agora mesmo pelo nosso chat aqui no site!

Este post tem 2 comentários

  1. Camila Fernandes

    Muito legal aprender mais sobre os males que as drogas causam. Tenho um amigo que acho que precisa ser internado. Vou passar o telefone da clinica de reabilitação de vocês pra eles. Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário