O que é?
Maconha é também conhecida como marijuana (‘Mary Jane’), fumo, preta, um, erva, natural, baseado, hemp – ou rash, haxixe ou skunk (variedades bem mais fortes). Os verbos para descrever o uso são apertar, fazer a cabeça, fumar umzinho, dar uma bola, dar um tapa, entre outros.
É uma droga psicoativa (altera o temperamento) feita dos botões e flores da planta Cannabis sativa. Geralmente vem em um bloco esverdeado ou pode parecer com ervas secas. THC (delta-9-tetrahydrocannabinol) é a principal substância ativa na droga que causa a viagem.
Usando maconha
A maconha é geralmente fumada em cigarros feitos à mão, pura ou misturada com fumo. Ela pode ser fumada usando um cachimbo, comida (por exemplo assada em bolos) ou misturada em bebidas quentes.
Altos e baixos
Até 4 horas depois de usar maconha, ela pode fazer você se sentir relaxado, sociável, falante e risonho. Você talvez sinta que ela te dá novas idéias sobre a vida e que ela ajuda você a perceber toques, sons (por exemplo música) e cores diferentemente. Ela faz as pessoas se sentirem famintos (larica), sonolentos ou avoados (o sentimento de estar viajando ou chapado) – e pode despistar dor.
Ela pode te deixar se sentindo abobado, com perda de memória recente, confusão mental, senso de espaço e tempo distorcido, dificuldade de coordenação e reflexos mais lentos (fazendo com que dirigir seja perigoso). Doses mais altas podem fazer você se sentir passando mal, ansioso, paranóico, em pânico ou você pode alucinar.
Um relacionamento a longo prazo?
Você pode ficar dependente de maconha. Ela pode deixar algumas pessoas com memória fraca e menos capaz de se concentrar ou permanecer motivado (a clássica ‘mente dopada’).
Pesquisas estão sendo feitas na relação entre maconha e doença mental. A droga parece capaz de disparar isto (incluindo esquizofrenia) num pequeno número de pessoas, especialmente aqueles que já têm depressão ou ansiedade ou que são vulneráveis a problemas de saúde mental (mas eles geralmente não sabem que são vulneráveis).
Doença mental parece mais propensa se você usa maconha quando é adolescente, se você usa muita ou se usa de tipos fortes.
Maconha com outras drogas
Tabaco – fumar maconha com cigarro gera um alto risco de viciar em nicotina e de contrair doenças relacionadas com o tabagismo (câncer, doença do coração e problemas respiratórios). Pessoas fumando tanto o cigarro comum quanto a maconha respira altos níveis de fumaça causadora de câncer.
É bom saber
A fumaça da maconha possui mais substâncias prejudiciais do que a fumaça de cigarro.
Fumar com tabaco gera os mesmos riscos à saúde do que cigarros (cancer, problemas no peito e respiratórios, etc). O riscos podem ser maiores pois os fumadores de maconha tragam mais fundo e por mais tempo.
Comer maconha evita estes efeitos mas é mais difícil de controlar a dosagem e os efeitos podem ser mais fortes do que você pode desejar.
Usar cachimbos é mais prejudicial que baseados porque você respira mais droga e fumaça.
Alguns visitantes deste site reportam que se sentem viagens erradas durando por vários dias ou semanas. Mas como a maconha sai do corpo algumas horas depois de fumada, isto pode ser sinal que os efeitos que estão sentindo são psicológicos ou mentais. Se estiver se sentindo mal, sera necessário consultar um bom psiquiatra ou psicólogo.