Você está visualizando atualmente O que significa dependência do Álcool?

O que significa dependência do Álcool?

5/5 - (5 votes)

Serei alcoólico ? Os delimitadores da dependência

Dependência de álcool, o que significa? Por vezes chegamos a um ponto da nossa vida e colocamos a questão “Serei alcoólico?” uma questão que persegue uma pessoa que tenha um problema com abuso de álcool. Muitas vezes é importante aprofundar as questões de dependência de álcool, entender até onde é o limite do razoável no consumo para que seja possível assumir as responsabilidades do problema de forma a responder à questão “Serei Alcoólico ?“.

Dependência significa a existência de uma necessidade compulsiva de usar substâncias, que provocam estados alterados de consciência, com o fim de aliviar estados emocionais desequilibrados. A necessidade de recorrer a substâncias como o álcool para produzir sensações de bem estar e alívio de tensões. A pessoa procura ausentar-se da sua própria vida para não ter de se confrontar a si mesma. Sob o efeito do álcool a pessoa acredita que os desafios não estão presentes e assim procura sempre manter-se em estados de consciência alterados como uma forma de escape.

Identifique  a sua dependência

Caso se identifique com algum destes sintomas deve procurar ajuda médica, porque possivelmente a resposta para a sua pergunta “serei alcoólico?” é positiva.

  • Após beber bebidas alcoólicas sente remorsos
  • O facto de ser criticado por beber causa-lhe alguma revolta e desconforto
  • Já no passado procurou deixar de beber ou reduzir o consumo de álcool mas sem sucesso
  • O seu dia começa muitas vezes com o consumo de bebidas alcoólicas
  • Tem na sua família histórias de doenças relacionadas com o consumo de álcool
  • Tem um organismo que reage bem as bebidas alcoólicas permitindo-lhe beber grandes quantidades de álcool
  • Sente-se nervoso e com tremores se estiver algum tempo sem consumir bebidas alcoólicas

Como é diagnosticado um problema de álcool por um médico?

Um problema de consumo de álcool é diagnosticado por um médico, com base nos efeitos nocivos que está a causar na vida do potencial dependente. E nas mudanças na vida do consumidor que foram proporcionadas pelo possível abuso do consumo de bebidas alcoólicas.

O médico irá pedir a sua história clínica e questões sobre:

  • O consumo do álcool
  • Os sintomas
  • Como se sente no trabalho, em casa, e em situações sociais
  • Quais os problemas emocionais ou psiquiátricos que tem
  • Será preciso fazer exames médicos, testes físicos e de laboratório para despistar problemas

Depois destes procedimentos médicos será então possível determinar se a pessoa sofre de abuso ou dependência de álcool e outros transtornos médicos ou psiquiátricos.

Depois destes procedimentos e de se ter a consciência da existência de problemas de abuso de álcool e de ser respondida a questão “serei alcoólico?” é importante começar a dar os primeiros passos no tratamento da dependência e abuso do álcool.

Deixe um comentário